tipos-de-cancer.gif








Câncer de Laringe
Ocorre de forma predominante em homens e o mais comum na região que atinge a cabeça e pescoço. Por volta de 2/3 dos tumores surgem na corda vocal verdadeira, localizada na glote, e 1/3 atinge a laringe supraglótica.

Prevenção do Câncer de Laringe
 
O álcool e o tabaco devem ser evitados para prevenir esse tipo de câncer. Os fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver o câncer de laringe. Stress e uma má alimentação também são prejudiciais. Deve-se comer proteínas, verduras e legumes, frutas ricas em vitaminas (A, B2,C e E) e sais minerais. Os pacientes que continuam a fumar e beber após o diagnóstico têm pouca chance de cura e podem estar suscetíveis a um tumor na área da cabeça e pescoço.

Mulher doente.Sintomas do Câncer de Laringe
 
Dor de garganta sugere tumor supraglótico e rouquidão indica tumor glótico. O supraglótico altera a qualidade da voz, causa dificuldade de engolir e sensação de caroço na garganta.

Detecção Precoce do Câncer de Laringe
 
Uma rouquidão sem causa aparente e persistente é um sintoma comum. Se não for tratada em sua forma inicial, pode se transformar em dor durante o ato de engolir e falta de ar. Nas fases avançadas, podem aparecer nódulos no pescoço. Se persistir a rouquidão por mais de duas semanas, o médico deve ser procurado.

Diagnóstico
do Câncer de Laringe
 
A biópsia é obrigatória e pode ser realizada sob anestesia local, com o uso de endoscópios flexíveis ou com anestesia geral e laringoscopia direta. O estado do tumor e suas características vão determinar a escolha do tratamento mais oncológico e funcional.

Tratamento do Câncer de Laringe
 
O tratamento vai depender da localização e tamanho do câncer e, com base nessa informação, o paciente pode fazer uma cirurgia e/ou radioterapia e quimioterapia associada à radioterapia. Quanto mais cedo a doença for descoberta, menos deformidade física o paciente poderá ter.
 
A laringectomia total, que é a retirada da laringe, implica na perda da voz e também em uma traqueostomia definitiva, quando um orifício artificial é colocado na traqueia. Em alguns casos, a radioterapia é usada primeiramente para manter a qualidade de vida do paciente.

Novas técnicas estão sendo criadas para que permita a preservação da laringe mesmo em tumores mais agressivos. Apesar disso, pacientes que sofreram uma laringectomia total podem recuperar a voz por meio de próteses fonatórias tráqueo-esofageanas.
 
 
Câncer Colorretal   <<--  Câncer de Laringe  -->>  Câncer de Estômago