tipos-de-cancer.gif








Câncer de Pulmão
Raio x do pulmão. O mais comum dos tumores malignos, o câncer de pulmão, em sua maioria, é decorrente do consumo de tabaco. É o tipo que faz mais vítimas no país. No século XX, tornou-se, dentre as mortes que poderiam ser evitadas, a mais letal.

 
 
 
 
 
Prevenção do Câncer de Pulmão

 Evitar fumar ou não fazê-lo e consumir um grande número de frutas, verduras e legumes são fatores essenciais para prevenir o câncer de pulmão. Diminuir ou evitar a exposição a determinados agentes químicos como o níquel, gás de mostarda, arsênico, urânio, dentre outros.

Outros fatores favorecem o aparecimento desse tipo de câncer, dentre eles a exposição à poluição do ar, deficiência e excesso de vitamina A , doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e o histórico familiar em relação ao câncer de pulmão.

Sintomas do Câncer de Pulmão

Tosse e sangramento pelas vias respiratórias. Pneumonia por diversas vezes também pode ser um indício inicial da doença.

Diagnóstico do Câncer de Pulmão

Para identificá-lo, é necessário tirar um raio-x do tórax, complementado com uma tomografia computadorizada. Deve ser feita também uma broncoscopia (endoscopia respiratória) para avaliar a árvore traquebrônquica para que, posteriormente, ocorra a biópsia.

Após a confirmação, é realizado o estadiamento, em que é avaliado o estágio de evolução da doença para saber se ela está apenas no pulmão ou se espalhou para outros órgãos. No estadiamento, são feitos exames de sangue e radiológicos, receitadas doses de enzimas e ultrassonografia.
 
 
Principais Tipos de Câncer   <<--  Câncer de Pulmão  -->>  Câncer de Mama